Participação consciente
O exercício da cidadania
e a projeção que o voto efetua em nosso quotidiano são dois assuntos
que, volta e meia, entram no debate. Em virtude de seu elevado valor
estar intimamente ligado às questões sociais no que diz respeito à qualidade de vida de uma nação inteira, o voto é instrumento que traduz anseios pelas mudanças.
É nesse contexto de transformação por uma sociedade mais igualitária
que o jovem se encaixa como peça fundamental: com seu forte poder
persuasivo, não deve se mostrar relapso às discussões que envolvem temas
vinculados ao rumo de uma nação mais politizada. De modo contrário,
seus questionamentos devem fazer parte de uma análise como um todo.
Com base no atual quadro de estagnação político-social em que se
encontra o país é que se faz necessário – e com urgência – a revisão de
conceitos tão influentes como é o caso da cidadania e do voto. A
poderosa arma que determina o destino do Estado pode, às vezes, ser
apenas a continuidade das várias mazelas (mudar para continuar do mesmo
jeito), se não vista cautelosamente pelo eleitor.
Em contrapartida, casos como “compra” de votos (quem detêm o poder econômico, detêm o poder político),
considerados como crime eleitoral, são vivenciados no mundo da
política. O que vende o voto por uma cesta básica ou outro artifício,
vende a sua liberdade, sua cidadania, a sua dignidade. Sendo assim, a
política do “pão-e-circo” exercida na Roma Antiga ainda possui traços
que se evidenciam na política contemporânea.
É em função de uma tendência, cuja valorização de um poderoso
instrumento seja vista de forma mais ampla e também de uma sociedade
engajada frente aos seus compromissos, é que se torna necessária uma
participação consciente de todos.
Desenvolvimento da Participação Consciente
Uma participação consciente e esclarecida é o ponto central da
cidadania. Para melhor desenvolve-la no indivíduo exige-se uma boa
formação de caráter que se inicia na infância, com a família, e
desenvolve-se ao longo da vida, com a sociedade.
A educação e a cidadania são dependentes uma da outra. Educação é
indispensável a qualquer sociedade, mas nem toda sociedade disponibiliza
uma educação de qualidade. Uma educação para que haja cidadania,
necessita de um projeto político e democrático. Cidadania caracteriza-se
pela participação consciente dos cidadãos nas decisões e cumprimento
das leis impostas pela sociedade.
A educação para cidadania requer envolvimento cognitivo e afetivo do
indivíduo. O simples repasse de conhecimento e informação não é o
bastante para despertar o interesse dos jovens na participação social. O
ensino requer a participação no meio escolar, esclarecimento das
dúvidas, envolvimento afetivo, espírito crítico, debates, e a resolução
pacífica de conflitos e oposição ao autoritarismo.
Desenvolver uma visão crítica no jovem é de extrema importância para
sua vida social. A adesão de valores democráticos e a participação
política estão diretamente ligados ao nível de escolaridade. Quanto mais
educado e culto o povo é, mais alto será o nível do país, diminuíndo as
desigualdades e problemas.
Para que haja formação de cidadãos que saibam gozar cocientes de seus
direitos políticos e civis, será necessário um melhoramento na educação
pública do país. Só assim pode-se contar com um futuro melhor.
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