segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pais e alunos encontram escolas 'fantasmas' em Duque de Caxias

Pais e alunos encontram escolas 'fantasmas' em Duque de Caxias

Se funcionassem, escolas poderiam trazer aulas para até mil alunos. 
Prefeitura de Duque de Caxias afirma que serão inauguradas em breve.

Do G1 Rio
 Pais e alunos de três escolas na Baixada Fluminense, que poderiam abrigar até mil alunos, estão sem aulas. As informações são do RJTV.
No bairro de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, têm quase tudo à disposição: fachada pintada, salas e móveis. Mas o principal não existe: nunca houve aulas no colégio.
Josefa Silva, dona de casa que mora ao lado do colégio, diz que a filha está há cinco anos sem estudar.
“Só um dos meus filhos está estudando por causa disso”, lamentou ela. “Fica difícil, porque quanto mais cedo entra mais se aprende, né?”, questionou.
Em Sarapuí, outra escola fantasma foi encontrada. As grades foram retiradas do local.
“Eu acho que esse é um dos principais agravantes: os governos recebem verbas para dar conta de uma demanda que é atender matrículas da rede municipal, investem na construção dos prédios, e depois não consegue garantir professores para esses espaços.  Duque de caixas está há oito anos sem concurso público.Esse é um dos fatores agravantes que faz com que um patrimônio público como esse venha ser depredado”, disse Ivanete Conceição da Silva, coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
Já no Bairro Jardim Anhangá, a escola de dois andares até está erguida, mas inacabada. E há uma situação curiosa, além do mau estado de conservação da grade:  o local onde seria construída uma quadra de esportes está sendo usada como horta pelo vigia da obra.
“Ninguém reclamou”, afirmou ele.
Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que a construção das três escolas começou na administração anterior. E que as obras passam por auditorias.

A escola de Campos Elíseos será aberta na próxima semana.  A escola de Jardim Anhangá só no ano que vem. A de Sarapuí será transformada num centro profissionalizante para portadores de necessidades especiais.

Segundo a prefeitura, um projeto de um novo concurso público já foi encaminhado para a câmara de vereadores. 
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário