sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRESIDENTE DO CRC/RJ

Artigo da Presidente do CRCRJ "Pela transparência eleitoral"
*Texto publicado no jornal O Dia, de 04 de outubro de 2012 (página 16)

Rio - Transparência é o insubstituível oxigênio da democracia. Sem transparência, a democracia tende a se transformar num conjunto de práticas que beneficia a grupos ou elites — em detrimento da maioria do povo. Esta é a principal razão pela qual a transparência deve permear todo o processo democrático, a começar pela prestação de contas dos partidos em suas campanhas.

Em vista disso, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio está propondo, com apoio da OAB-RJ, a obrigatoriedade de um profissional contábil à frente da prestação de contas já nas próximas eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais. Desde 2006, essa prestação passou a ter normas consistentes, além de ser condição para o candidato assumir o mandato. Mas ainda há aspectos a melhorar.

Antecipando-se aos fatos, organizamos seminários visando à capacitação dos profissionais da contabilidade para atuar na prestação de contas dos partidos. Estes encontros aconteceram em parceria com o Conselho Federal e a Escola do Legislativo da Emerj, que compraram efetivamente a ideia de que a sociedade brasileira terá, com a adoção desta medida, mais uma ferramenta para aferir a idoneidade dos partidos políticos.

Para as eleições deste ano, ainda não será possível colocar isso em prática. Mas, para 2014, esperamos que o próprio TSE se sensibilize e veja o quanto é importante ter um profissional de contabilidade à frente das contas de campanha, em prol da transparência pela qual a sociedade brasileira hoje clama.

Para administrar gastos com publicidade, despesas de deslocamento dos candidatos e suas equipes, pagamento aos profissionais contratados, doações etc, os próprios políticos verificarão o enorme ganho de ter assistência profissional que organize as contas e esteja atenta às restrições legais e contábeis implicadas no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário