Ministério Público denuncia Ttrans por suspeita de cartel em licitações de trens
A empresa Ttrans, situada em Três Rios, e mais 10 multinacionais foram acusadas pelo Ministério Público de São Paulo de formar cartel para obter contratos da Companhia Paulista de Tens. A denúncia é referente a contratos de 2000 a 2007. Essa é a segunda vez este ano que a Ttrans responde a ações por suspeita de formação de cartel.
A investigação de irregularidades foi feita através da análise de três contratos para a manutenção preventiva de trens da companhia. De acordo com a investigação, as multinacionais se uniram para fraudar licitações. Segundo o Ministério Público, as empresas negociavam entre elas qual consórcio ou empresa venceria determinada licitação e as demais se comprometiam a apresentar propostas com preços maiores.
O cartel foi denunciado pela Siemens, que fez um acordo com o Comitê Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, em troca de não ser punida, revelou como funcionava o esquema.
A Promotoria pede que os escritórios das empresas envolvidas sejam fechados no Brasil e exige o pagamento de uma indenização de R$ 2,5 bilhões ao estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário