Nordestinos sofrem preconceito na web após reeleição de Dilma Rousseff
do BOL, em São Paulo
- Reprodução / TwitterVitória de Dilma nas urnas desencadeou uma série de ataques preconceituosos contra nordestinos
A confirmação da reeleição da candidata Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, na noite deste domingo (26), gerou uma série de ataques e comentários preconceituosos contra nordestinos na web. Como apurou o portal Tribuna do Ceará, eleitores da região, que concentra o maior número de votos da presidente petista, foram chamados de "ignorantes", "trouxas", entre outras ofensas disparadas nas redes sociais.
"Parabéns ao povo do Nordeste que vota no PT e depois vai pra SP governado pelo PSDB buscar uma vida melhor! Povo hipócrita!", escreveu uma internauta no Twitter que declarou o voto no candidato do PSDB com a hashtag #EuVoteiAécio45.
"Aécio vai perder por causa do Nordeste, depois não querem sofrer bulling", escreveu outro usuário do microblog.
"Com muito orgulho #EuVoteiAécio45 Nordeste parabéns vocês f*** o Brasil. Ignorantes 16a de PT Partido dos Trouxas, vão pedir esmolinha espera [SIC]", tuitou outra eleitora.
Logo após o final da apuração, que definiu Dilma Rousseff como presidente do Brasil com cerca de 51% dos votos, a hashtag declarando o voto no tucano Aécio Neves alcançou o topo nos trending topics do Twitter.
No primeiro turno das Eleições 2014, o povo nordestino já havia sido alvo desse tipo de discurso de ódio. Na época, foi criado um Tumblr intitulado "Esses Nordestinos" para reunir os casos mais polêmicos. A página da web critica e ironiza a postura dos internautas que usaram o racismo para reclamar dos resultados.
(Com informações da Tribuna do Ceará)
Leia mais em: http://zip.net/bcp12w
Nenhum comentário:
Postar um comentário