A Síndrome que impede você de passar em concursos
Conduta de muitos concurseiros, ela elimina a capacidade de enxergar e superar grandes desafios
Publicado por Coruja Concurseira - 5 dias atrás
39
Há pouco tempo, uma das maiores vilãs da televisão brasileira foi interpretada pela atriz Adriana Esteves na novela Avenida Brasil. Carminha era maldosa, sensual e engraçada, era quase impossível não se apaixonar por ela. No entanto, Carminha carregava consigo uma característica bem peculiar, que se exteriorizou através de uma frase que virou memes nas redes sociais: “É tudo culpa da Rita”.
Se alguma coisa é difícil, “a culpa é da Rita”, se não consegue conquistar algo, “culpa da Rita”, isso demonstrou uma característica comportamental batizada pelo consultor empresarial Sergio Ricardo da Rocha de “Síndrome da Carminha”, que nada mais é do que o clássico comportamento de transferir para os outros, culpas que muitas vezes são próprias.
Esse tipo de comportamento é uma fuga para ‘terceirizar’ para os outros a responsabilidade por um problema. Quando o problema é do outro, a solução passa a ser dele também. Do que não adianta fazer nada, pois não existe solução, se não deu certo, a culpa não é minha, é do outro.
Esta tem sido a conduta de muitos concurseiros. Ela elimina a capacidade de enxergar e superar grandes desafios, pois somente podemos mudar, ajustar e melhorar as nossas ações, que estão sob o nosso controle. O fator comportamental faz toda a diferença para a realização de um objetivo. A forma como as pessoas reagem e enfrentam os problemas é determinante para o sucesso.
Ser aprovado em um concurso público em uma ótima colocação (de preferência) exige uma grande quantidade de estudos, organização e equilíbrio emocional. O primeiro tem a ver diretamente com estudar o conteúdo, os outros dois são comportamentais: saber organizar seu tempo de estudo, ordem das matérias, e também manter a calma, acreditar em si e saber que, com organização, terá tempo para tudo.
Geralmente, aqueles candidatos que vêm tentando há mais tempo passar numa seleção, apontam fatores externos para justificar a dificuldade de passar numa prova: excesso de rigor, professores ineficientes, falta de apoio de família, dentre outros. Mas quem continuar pensando desta forma, continuará sem ser aprovado.
O candidato vencedor é aquele que mata a bola no peito e chama a responsabilidade para si. Você é o responsável direto pelo seu sucesso ou o seu fracasso. Policie-se, não deixe a síndrome da Carminha pegar você.
Se quer o sucesso, vai lá e faz o que for necessário. Com este comprometimento, metade do caminho já estará percorrido. Tenha em mente o seu objetivo, estabeleça suas prioridades, organize seu tempo, faça planejamento e prepare-se para o sucesso.
Se você tem interesse em ser mais estratégico e otimizar os seus estudos para concursos, o ex-defensor público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro com as técnicas que fizeram ele ser aprovado em vários concursos. Para baixar o livro gratuitamente clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário