NÚMERO DE CONSULTAS LIMITADO NOS POSTINHOS DE TR
O atendimento nas Unidades de Saúde da Família (os “postinhos”) de Três Rios vem sendo um dos serviços mais criticados pela população atualmente. Além da falta de médicos em vários bairros, outra queixa frequente é a limitação do número de atendimentos por dia. Nesta segunda-feira (27) o TR Revista recebeu mensagem de uma usuária do Sus, relatando problema ocorrido na USF da Cidade Nova.
Segundo a usuária, às 7,15 da manhã não havia mais vagas para consultas, limitadas em apenas 12 pessoas por dia. Mesmo diante da afirmação da usuária, de que a filha passara mal no domingo, tossindo durante toda a noite, a atendente continuou frisando que o atendimento não seria feito, ressaltando, ainda, que consultas pediátricas são marcadas apenas às quintas-feiras. Diante da insistência, a funcionária sugeriu que a mãe procurasse a UPA, ou então que aguardasse a chegada da enfermeira chefe, a única que poderia autorizar, ou não, a marcação de uma consulta extra.
Entendendo que o caso não justificava um atendimento de emergência, a mãe resolveu esperar pela enfermeira chefe, que até as nove horas da manhã ainda não havia chegado ao trabalho. A criança foi, então, levada até a UPA, onde foi atendida pela Dra. Sandra Helena de Abreu. Durante a consulta, a médica afirmou que a criança deveria ter sido atendida na Unidade de Saúde da Família, sendo informada do que ocorrera naquela unidade. Segundo a médica, casos como este concorrem para o grande número de pacientes e o aumento do tempo de espera na UPA.
Fontes ligadas à área da saúde informam que o atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família deveria ser feito de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas, com intervalo para almoço. Este horário, segundo a fonte, nunca é cumprido pelos médicos, com exceção dos cubanos, que permanecem nas USF em horário integral.
Segundo o inciso 1º, item 3, do Capítulo II da Portaria 648/GM/MS, de 28 de março de 2006, a jornada dos profissionais das USFs, inclusive os médicos, é de 40 horas semanais. Em todas as Unidades da Saúde da Família de Três Rios o número de consultas é limitado, e é comum que os pacientes formem filas nas primeiras horas do dia para garantir uma vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário